segunda-feira, 9 de maio de 2011

Maneirismo

O movimento artístico conhecido como Maneirismo é utilizado para indicar a arte realizada na Itália um determinado período que compreende o Renascimento e o Barroco, aproximadamente de 1520 a 1600. O termo deriva de maniera (maneira), em italiano, e foi empregado pelo historiador Vasari (1511-1574) no século XVI como um sinônimo para o que hoje chamamos de estilo.

Vasari via a arte renascentista, especialmente Michelangelo, como o ápice de toda a história da arte. Os sucessores do escultor florentino apenas poderiam, na visão deste historiador, copiar as criações geniais da arte do Renascimento. Com isso, o Maneirismo entrou na história da arte posterior visto como um período de decadência criativa.

Muitas obras maneiristas, de fato, carecem de engenho e vivacidade, entretanto, a crítica de arte mais atual soube mostrar como os maneiristas, ao invés de copiar os gigantes do renascimento, haviam criado uma linguagem totalmente diferente e valorosa em si.

Complexo fenômeno cultural, formalmente podemos definir o Maneirismo como a arte que comporta as qualidades de graça, leveza, simplicidade e sofisticação. Suas composições são tão complexas quanto, mas sem aquela unidade coesa das obras barrocas. Algumas vezes frívolas e superficiais, as pinturas maneiristas mais são veículo de intrincadas simbologias do que de emoção.

Confira abaixo algumas imagens sobre o Maneirsmo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário