segunda-feira, 9 de maio de 2011

Art Nouveau

Como um movimento das artes decorativas, o Art Nouveau surge na Europa por volta de 1890 e influencia as artes plásticas e a arquitetura. Preocupados em tornar mais agradável os objetos industrializados, os artistas criam elementos decorativos estilizando formas animais e vegetais. Exemplos disso são os desenhos florais aplicados nos pés de ferro das máquinas de costura, em papéis de parede, em grades de ferro fundido e em ilustrações de livros. Também as peças artesanais únicas exibem os mesmos padrões. É o período dos vitrais, vasos, luminárias, jóias e móveis excêntricos e requintados.

Os edifícios Art Nouveau apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí expoente do movimento na Espanha, com foco em Barcelona. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Igreja da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.

Entre os símbolos do Art Nouveau na França estão os vasos sinuosos de vidro de Émile Gallé (1864-1904), as jóias de pérolas e esmalte de René Lalique (1860-1945), os cartazes de Toulouse-Lautrec (1864-1901) e a ornamentação das entradas de algumas estações de metrô de Paris, assinadas por Hector Guimard (1867-1934). Na Bélgica, destaca-se o arquiteto Victor Horta (1861-1947). Sua obra-prima, a Casa Tassel, em Bruxelas, é repleta de trabalhos de ferro fundido. Nos Estados Unidos, o grande representante é Louis Tiffany (1848-1933), criador de vasos de inspiração mourisca e japonesa, peças marcadas pela ousadia e por seu imenso valor. Por volta de 1910, a necessidade de padronização e simplificação imposta pela indústria faz o movimento perder força em todo o mundo. O Art Nouveau recebe um nome em cada país. Na Alemanha chama-se Jugendstil (estilo de juventude) e na Itália, Stile Liberty.

Conhecido também como estilo floral, está presente em edifícios projetados pelo francês Victor Dubugras; nas construções do sueco Karl Ekman (1866-1940), como a Vila Penteado, em São Paulo; e em gradis, portas e móveis produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. No Rio de Janeiro, um grande exemplo é o interior da Confeitaria Colombo. Cerâmicas e cartazes do pintor Eliseu Visconti (1866-1944) também têm inspiração Art Nouveau.



Confira abaixo algumas imagens sobre a Arte Nouveau:


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